ATUALIZADA: matéria atualizada às 18h11min em 30 de abril de 2020
O governador Eduardo Leite anunciou nesta quinta-feira novas regras para a retomada das aulas nas instituições gaúchas. Na rede pública, as atividades só serão retomadas em junho.
De acordo com Leite, o recesso escolar programado para julho será antecipado para maio, ou seja, serão mais 15 dias de suspensão e outros 15 de recesso. Com isso, o ano letivo deve seguir até janeiro de 2021 nas escolas estaduais e municipais.
No mês de maio, as escolas públicas passarão por adequações, como o recebimento de equipamentos de proteção e higiene, além do reforço nos recursos humanos. Por isso esse tempo sem aulas é necessário, porque os processos de aquisição e contratação não são imediatos, afirmou o governador.
Hospital Regional segue sem internações de pacientes por Covid-19
Já na rede privada, existe a chance de retomada de atividades ainda no mês de maio. Na próxima semana, o governo do Estado deve publicar um novo decreto, com regras a serem seguidas pelas instituições de ensino particulares e condicionando a retomada das aulas.
EM SANTA MARIA
De acordo com a prefeitura, a rede municipal acompanha as orientações estaduais. A Secretaria de Educação desenvolve um planejamento tanto para os professores, quanto para o atendimento remoto aos estudantes, e prepara protocolos de segurança para o retorno às atividades presenciais junto com outros segmentos educacionais.
No ensino técnico e superior, algumas instituições já haviam estendido a data de retorno, como por exemplo a Universidade Franciscana (UFN), que mantém a suspensão das aulas até, pelo menos 16 de maio. O Instituto Federal Farroupilha deve encerrar até mesmo as tarefas não presenciais para cursos técnicos e superiores, a partir do dia 15 de maio, e não tem data para retomar o calendário letivo.